Tarugo de Poliuretano e suas aplicações

tarugo-de-poliuretano-plastiprene

Dentro do segmento industrial o tarugo de poliuretano é amplamente utilizado por atender diversas aplicações.

Além das características técnicas, que permitem o seu uso diretamente no equipamento (como mola, por exemplo), ele possibilita que uma determinada peça seja fabricada rapidamente através de um processo de usinagem.

Desse modo, quando se tem uma urgência ou não se tem um volume para comprar a peça acabada e um fabricante. Ou seja, com um tarugo de poliuretano é possível atender demandas específicas e em situações críticas.

Mas é preciso estar atendo em alguns pontos importantes. Pesando nisso, elaboramos algumas dicas para lhe ajudar escolher o melhor tarugo de poliuretano.

Neste artigo você encontrará:

  • O que é um tarugo de Poliuretano
  • A importância da escolha do material para um tarugo de poliuretano
  • Quais características de aplicação são importantes para a compra
  • Principais aplicações dos tarugos de poliuretano

Mas o que é um tarugo de poliuretano?

Tarugo de poliuretano é um artefato de poliuretano. Em formato cilíndrico e fabricado pelo processo de moldagem por gravidade ou injeção. Muitos fabricantes o definem como um semiacabado, ou seja, será utilizado para a fabricação de outra peça.

Pode ser encontrado em diversos diâmetros e convencionalmente no comprimento de 300 a 315mm.

Para os tarugos de poliuretano fabricados pelo processo de moldagem por gravidade, ou moldagem manual, o material comumente é denominado como termo fixo. Para os fabricados pelo processo injeção a denominação recebida é termoplástico (TPU).

Ambos possuem propriedades físicas manipuláveis para atender determinadas aplicações. Sendo assim, podem ser fabricados com base do tipo poliéter ou poliéster. Também podem ser acrescidos, ou não, de cargas para atender determinadas exigências das condições de trabalho.

Além disso, podem ser fabricados com pigmentação colorida. Permitindo-se fazer distinção do tipo de dureza através da cor.

Por exemplo, a Plastiprene que é pioneira na fabricação de tarugo de poliuretano adota a cor verde para indicar a dureza 95 Sh A e a vermelha para indicar a dureza 80/85 Sh A.

Por que devo saber qual o material é usado na fabricação do tarugo de poliuretano?

Ao procurar por um tarugo de poliuretano no mercado, poucos compradores se atentam para o tipo de formulação em sua fabricação. Normalmente se preocupam com o preço e com as medidas.

Entretanto, o desempenho e a durabilidade são fatores importantes na relação custo benefício. Em outras palavras, o barato pode sair caro em função da baixa durabilidade e necessidade de substituição no curto prazo.

Assim como outros plásticos de engenharia, o Poliuretano é formulado para atender determinadas propriedades mecânicas e dinâmicas.

Desse modo, o tarugo de poliuretano pode ser fabricado de forma abrangente ou específica. Há um erro na interpretação de que somente a dureza é suficiente para garantir o desempenho esperado.

Muitos tarugos de poliuretano disponíveis no mercado, não são elaborados para aplicações específicas. Ou seja, são fabricados com materiais convencionais ou de baixo custo para atender as necessidades de preço.

Como comprar o tarugo que realmente funcione?

Antes de tudo, escolha um fabricante ou revendedor experiente. Evite comprar somente pelo preço. Avalie sua história no mercado, infraestrutura e suporte técnico.

Outro ponto, informe as características de aplicação da peça que será fabricada através do tarugo de poliuretano. Principalmente se terá contato com óleos ou graxas, ácidos, água ou umidade. Tintas e vernizes também.

É extremamente importante informar ao fabricante ou revendedor se a peça fabricada será submetida à altas temperaturas, constantes ou intermitentes. Acima de 100°C em uso constante, os poliuretanos convencionais apresentam perdas de propriedades se não forem formulados para isso. Portanto, em situações de altas temperaturas é necessário uma formulação específica para a fabricação do tarugo de poliuretano.

Acima de tudo, informe as características de funcionamento da peça. Se estará submetida à compressão, se receberá altos impactos ou se estará sujeita à velocidade e fricção.

Desse modo, algumas propriedades físicas e dinâmicas encontradas em um poliuretano, são desenvolvidas com base nestas informações. Por exemplo: resistência a compressão, resiliência, resistência ao rasgo, deformação permanente e resistência a abrasão.

Por isso a importância de se escolher um fabricante confiável e capacitado para lhe dar suporte técnico.

Aqui vale um destaque para Plastiprene que possui equipe técnica especializada e laboratório para realizar testes para desenvolvimento de formulações de material. Além disso, conta com uma experiência de 50 anos de mercado que lhe permitiu acumular experiência em diversas áreas e aplicações.

Principais aplicações de tarugos de poliuretano

usinagem-de-tarugo-de-poliuretano-para-fabricação-de-arruelas

Como dito anteriormente, o tarugo de poliuretano possui uma vasta gama de aplicações. Pode ser utilizado diretamente em sua configuração original (como mola, por exemplo) ou usinado para fabricar outras peças.

Entretanto, para usinar um tarugo de poliuretano é importante levar em consideração a dureza, o tipo de ferramenta de corte e a experiência do operador.

Sendo assim, diferentemente do metal ou plásticos “duros”, o poliuretano com durezas abaixo de 80 Sh A requer cuidados específicos durante a operação de usinagem.

Em outras palavras, o operador precisa ter habilidade e experiência na usinagem de materiais “moles”. Antes de tudo, saber utilizar a ferramenta correta e o tipo de afiação indicada para esta operação.

Dentre as principais aplicações possíveis através no uso dos tarugos de poliuretano, temos:


bucha-de-poliuretano-para-suspensão

1- Buchas de Poliuretano

Com diversas aplicações industriais e automotivas, principalmente como bucha de suspensão automotiva.


batente-de-poliuretano

2- Batentes de Poliuretano

Também com aplicações industriais e automotivas, os batentes de poliuretano podem ser fabricados à partir do tarugo de poliuretano.


arruela-de-poliuretano-fabricado-com-tarugo-de-poliuretano

3- Arruelas de Poliuretano

Podem ser utilizadas como anel de encosto, separadores ou até mesmo como vedação.


vedação-de-poliuretano

4- Vedações de Poliuretano

Podem ser fabricadas através de um tarugo de poliuretano, seja para uma sede de válvula ou até mesmo como gaxetas e retentores, por exemplo.


vedação-de-poliuretano-fabricada-com-tarugo-de-poliuretano

5- Rodas e Rodízios de Poliuretano

A versatilidade no uso dos tarugos de poliuretano para fabricar componentes como rodas e rodízios é sem dúvida um grande diferencial.


rolete-guia-de-poliuretano

6- Roletes de Poliuretano

Sejam para aplicações como roletes guias ou roletes transportadores, a sua fabricação à partir de um tarugo de poliuretano será versátil e ágil .


7- Peças Técnicas

Para as mais diversas aplicações e geometrias, com um tarugo de poliuretano você será capaz de fabricar vários tipos de peças técnicas.

Resumindo

O tarugo de poliuretano é um dos mais versáteis materiais para uso industrial ou manutenção mecânica. Desse modo, se adapta facilmente em diversas aplicações e permite atender situações emergências de parada de máquina.

Entretanto, é preciso ter muita atenção de escolher o material. As condições de trabalho e o tipo de formulação, interfere no desempenho desejado.

Por isso, conte com os tarugos de poliuretano Plastiprene. Fabricados para atender o melhor custo benefício e ter maior durabilidade.

Só quem fabrica o verdadeiro poliuretano Plastiprene pode entregar confiabilidade e garantia de qualidade.

Desde 1964 a Plastiprene atende seus clientes com qualidade e excelência. Seus processos são certificados pela ISO9001 e, mais importante, pelos clientes que não abrem mão do verdadeiro poliuretano Plastiprene.

Em outras palavras, quem quer durabilidade e economia compra na Plastiprene.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 3 =